O direito na literatura: imagens surrealistas em «María del Carmen» de Francisco (Paco) Espínola
DOI:
https://doi.org/10.59885/iusinkarri.2024.v13n16.10Palavras-chave:
literatura, surrealismo, direito, argumentação, princípiosResumo
A relação entre literatura e direito tem sido pouco explorada no Uruguai, e muito menos sua conexão com o surrealismo. Embora essa relação pareça inicialmente distante, existem obras que permitem uma análise a partir dessa perspetiva. Este trabalho estuda o conto “María del Carmen”, de Francisco Espínola, e tem como objetivo alargar o espaço de reflexão sobre as potencialidades da relação entre o direito e a literatura e, em particular, com o surrealismo enquanto expressão estética de vanguarda. Com base neste objetivo, serão estudados os seguintes temas jurídicos: o género, a justiça pelas próprias mãos, o consentimento no casamento e as suas resoluções surrealistas, em suma, a ausência de lei e o conflito entre princípios. Por outras palavras, responder-se-á à seguinte questão: é possível apelar à reflexão sobre os fenómenos jurídicos a partir de um ponto de vista literário surrealista?
Downloads
Referências
Alexy, R. (2009). Derechos fundamentales, ponderación y racionalidad. Revista Iberoamericana de Derecho Procesal Constitucional, 3-14.
Benítez Pezzolano, H. (1998). Realismo con absurdo. Actas de las Jornadas de homenaje a Paco Espínola.
Bernal Pulido, C. (2003). Estructura y límites de la ponderación, Doxa (26), 225-238.
Breton, A. (2001). Manifiesto del surrealismo. Argonauta.
Calvo González, J. (2007). Derecho y literatura: intersecciones instrumental, estructural e institucional. Anuario de filosofía del derecho, 307-332.
Carriquiry, M., Martínez, G. (1987). Apuntes para una tipología de los personajes de Francisco Espínola en Francisco Espínola, después del silencio. Arca.
Código Penal. Ley 9.155 y modificativas.
Espina, E. (1992). De la jungla de Lautréamont a Selva Márquez: el (casi) inexistente surrealismo uruguayo. Revista Iberoamericana, 58(160), 933-945.
Espínola, F. (1967). Raza Ciega. Ministerio de Instrucción Pública y previsión Social.
Espínola, F. (1974). Palabras en orden. Ediciones en crisis.
Golobof, M. (2008). Presentación del dossier Entrada e itinerarios del surrealismo en la literatura argentina. Orbis Tertius XIII, (14).
Gómez Moreno, P. (2004). Surrealismo: pensamiento del objeto y construcción de mundo. Nomos.
Jiménez Sánchez, J. J. (2020). La retórica como política. Doxa, (43), 133-157.
Meliante, L. (2014). Narrativa, ficción y crítica en la ciencia jurídica. Revista Crítica de Derecho Privado, (11) La Ley, 3-23.
Mirza, R. (1998). Mentira teatral en la obra de Paco Espínola. Actas de las Jornadas de homenaje a Paco Espínola.
Moreso, J.J. (2002). Guastini sobre la ponderación. Isonomía, (17), 227-249.
Pellegrini, A. (2007). Respuesta a Osiris Troiani. Citada por Azevedo, J y Méndez, R, Terra roxa e outras terras. Revista de Estudos Literários, (10).
Perelman, Ch., y Olbrechts-Tytecal, L. (1989). Tratado de la argumentación. La nueva retórica. Gredos.
Pérez-Boitel, L. (2006). Lautrémont “Los cantos de Maldoror”. Ediciones Sed de belleza. Santa Clara. Cuba
Ruiz, A. (2014). La paradojalidad del derecho y el lugar del juez. La Letra y la Ley. Estudios sobre Derecho y Literatura. Infojus.
Sáenz, M. (2019). Derecho y Literatura. Eunomía. Revista en Cultura de la Legalidad, (16), 273-282. https://doi.org/10.20318/eunomia.2019.,pp-.274
Warat, L. (1998). Manifesto do surrealismo jurídico. Editora Acadämica.
Zum Felde, A. (1964). La narrativa en Hispanoamérica. Aguilar.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Luis Meliante Garcé
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.